Ano de escolaridade:
11.º ano
Disciplina/área curricular:
Inglês
 
Domínio/Tema:

Leitura

Prova/Ano escolar:
Exame Final Nacional de Inglês  (550) | 1.ª Fase de 2025
Palavras-chave:

leitura; ideias implícitas; cadeias de referência; coesão e coerência

 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova em PDF):

Item B.6.

 

 

 

Características do Item
Tipologia:
Item de seleção
Formato:
Completamento
Tipo de suportes:
Parágrafo com espaços em branco e cinco frases
Nível de complexidade cognitiva:
Nível 3 (superior) 
 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
-----
        Grau de dificuldade:
 
Difícil
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

Objetivos do item:

 Analisar um parágrafo, demonstrando competência no domínio de mecanismos de coerência e coesão textual ao completá-lo corretamente com três de cinco frases dadas.

Aprendizagens Essenciais:

Área temática/situacional — O Mundo à Nossa Volta

Competência Comunicativa – Compreensão escrita:

—"Ler, compreender e identificar diversos tipos de texto;

—"descodificar palavras-chave, ideias presentes no texto (…);

—"interpretar informação explícita e implícita (…), pontos de vista e intenções do(a) autor(a).”

PASEO:

Linguagens e textos

(…)

“- utilizar de modo proficiente diferentes linguagens e símbolos associados às Línguas (…);”

“- aplicar estas linguagens de modo adequado aos diferentes contextos de comunicação (…);”

“- dominar capacidades nucleares de compreensão e de expressão na modalidade escrita (…).”

Pensamento crítico e criativo

(…)

“- pensar de modo abrangente e em profundidade, de forma lógica, observando, analisando informação, experiências ou ideias (…), com vista à tomada de posição fundamentada; (…)”   

 

Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

 

O item é classificado de forma dicotómica. A pontuação só é atribuída à resposta correta, sendo todas as outras respostas classificadas com zero pontos.

Chave: a) – 2); b) – 5); c) – 3).

 

Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item:

A identificação de cadeias de referência e de elementos discursivos são elementos essenciais da competência leitora.

Passo 1

O/A professor/a poderá utilizar um conjunto de frases para apresentar exemplos simples de cadeias de referência (pronomes, elipses, sinónimos, etc.). Em conjunto com os alunos, poderá discutir a função desses elementos na coesão do texto e demonstrar  como estes contribuem para evitar repetições e para garantir a coesão e a progressão temática.

Passo 2

De seguida, o/a professor/a poderá fornecer um texto completo e solicitar que, em pares, os alunos sublinhem ou circulem todas as expressões referenciais e discursivas, discutindo de que forma essas escolhas afetam a clareza do texto.

Passo 3

Por fim, o/a professor/a entrega o item B.6. e solicita aos alunos que aplicam a estratégia implementada no passo 2. Em pares/grupos, os alunos procuram completar as lacunas com as cinco frases dadas, justificando as suas opções.

 
* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.