Ano de escolaridade:
10.º ano
Disciplina/área curricular:
Latim A
 
Domínio/Tema:

A língua e o texto

Prova/Ano escolar:
Exame Final Nacional de Latim A  (732) | 1.ª Fase de 2022
Palavras-chave:

gramática; flexão dos pronomes; cadeias de referência

 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova em PDF):

 

 

Características do Item
Tipologia:
Item de construção
Formato:
Resposta curta
Tipo de suportes:

Texto escrito

Nível de complexidade cognitiva:
Nível 2 (médio) - aplicar; relacionar
 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
25 %
        Grau de dificuldade:
 
Difícil
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

Objetivo do item: Substituir um nome pela forma adequada de um pronome demontrativo.

Aprendizagens Essenciais (Latim A | 10.º ano – p. 5): A língua e o texto – Conhecer a morfologia no que se refere pronomes […] o demonstrativo is, ea, id.

Áreas de Competência do Perfil dos Alunos:

A - Linguagens e textos - As competências associadas a Linguagens e textos implicam que os alunos sejam capazes de dominar capacidades nucleares de compreensão […] nas modalidades oral, escrita, visual e multimodal.

 

Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

O item é classificado de forma dicotómica. A pontuação só é atribuída à resposta correta, sendo todas as outras respostas classificadas com zero pontos.

Chave: Ei/ii.

 

Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item:

A clara manutenção das cadeias de referência é uma regra essencial para a construção do texto como unidade semântica centrada sobre um determinado assunto. É, também, uma condição indispensável para a realização de uma tradução dotada de um valor semântico-pragmático que permita ao leitor português compreender a mensagem do texto-fonte.

A sugestão que a seguir se apresenta pretende fornecer algumas pistas de trabalho com o pronome demonstrativo is, ea, id, numa perspetiva que se situa na área de interseção entre a competência gramatical (i.e. o conhecimento das formas) e a competência textual (i.e. a compreensão dessas formas usadas em contexto), visando o aprofundamento do domínio dos mecanismos de coesão referencial, para um melhor desempenho nas tarefas de tradução.

@ Qual é o referente?

Passo 1

Selecionar um texto onde ocorram várias formas do pronome is, ea, id.

Passo 2

Solicitar aos alunos que identifiquem as formas do pronome ocorrentes no texto. Os alunos deverão explicitar o caso, o género e o número em que cada uma das formas do pronome se encontra.

Passo 3

Identificar os referentes de cada uma das formas do pronome: os alunos deverão indicar o caso, o género e o número em que os nomes se encontram.

Passo 4

Registar todas as cadeias de referência existentes no texto, identificando os referentes (nomes) e os seus correferentes (as formas do pronome que os substituem).

Passo 5

Refletir sobre a tarefa realizada anteriormente, levando os alunos a concluir que o pronome concorda em género e número com o nome a que se refere, mas vai para o caso que a sua função sintática determinar.

Passo 6

Realizar exercícios de substituição de nomes por pronomes, de acordo com o material linguístico fornecido pelo texto, construindo outras cadeias de referência, até então inexistentes.

 

 
* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.