Ano de escolaridade:
12.º ano
Disciplina/área curricular:
Português Língua Não Materna - nível B1
 
Domínio/Tema:

Escrita

Prova/Ano escolar:
Prova Final de Ciclo de Português Língua Não Materna (839) | 1.ª fase de 2022
Palavras-chave:

escrita; pensamento criativo; texto de opinião

 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova em PDF):

 

 

Características do Item
Tipologia:
Item de construção
Formato:
Resposta extensa
Tipo de suportes:
Não se aplica
Nível de complexidade cognitiva:
Nível 3 (superior) – criar
 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
56,7%
        Grau de dificuldade:
 
Médio
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

Objetivo do item: Escrever um texto, respeitando o formato e o tema, com recursos linguísticos adequados.

Aprendizagens Essenciais (PLNM | nível B1 – p. 6):

Escrita - Produzir textos a partir de imagens e de sequências ouvidas ou lidas.

Escrita - Dominar técnicas de redação de […] textos narrativos e descritivos.

Escrita - Dominar os principais processos de composição discursiva: justificação […].

Áreas de Competência do Perfil dos Alunos:

A - Linguagens e textos - As competências associadas a Linguagens e textos implicam que os alunos sejam capazes de dominar capacidades nucleares de compreensão e de expressão nas modalidades oral, escrita, visual e multimodal.

E - Relacionamento interpessoal – As competências associadas ao Relacionamento interpessoal implicam que os alunos sejam capazes de trabalhar em equipa e usar diferentes meios para comunicar presencialmente […]; interagir com tolerância, empatia e responsabilidade e argumentar, negociar e aceitar diferentes pontos de vista, desenvolvendo novas formas de estar, olhar e participar na sociedade.
 
Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

Os critérios de classificação apresentam-se por níveis de desempenho. Cada nível descreve o grau de qualidade do desempenho do aluno por referência à melhor resposta esperada. Neste caso, a resposta é analisada a partir de categorias de análise (ou parâmetros) independentes, mas complementares, o que permite reportar informação mais fina e detalhada dos desempenhos. A cada nível corresponde uma dada pontuação. A pontuação total atribuída à resposta resulta da soma das pontuações obtidas em cada nível de cada um dos parâmetros. Os critérios indicam também as situações em que determinados aspetos específicos podem, ou não, ser contabilizados, tendo em consideração o desempenho esperado.

 

 

 
Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item:

Na sequência que a seguir se apresenta, a abordagem à escrita parte de exercícios práticos sobre tipologia textual. A partir destes exercícios, prepara-se os alunos para a produção individual, explorando-se aspetos como a organização e a coesão textuais, a ortografia, a sintaxe e a pontuação. Os saberes e as competências trabalhados serão (re)investidos em atividades de reescrita.

Exemplo de sequência de atividade:

Passo a passo…escrevo um texto!

  • Organizar os alunos em pequenos grupos.
  • Entregar um texto de opinião desordenado e pedir aos alunos para o ordenar.
  • Realizar a correção em grande grupo, solicitando a colaboração dos alunos para a identificação de palavras e de ideias-chave necessárias à resolução do exercício.
  • Salientar a importância dos conectores discursivos.
  • Sugerir um tema à turma, solicitar a opinião dos alunos e escrever as ideias mais relevantes no quadro.
  • Pedir aos alunos que, individualmente, produzam um texto de opinião sobre o tema debatido, que deverá ser entregue ao professor.
  • Devolver os textos aos alunos, com os erros assinalados, mas não corrigidos.
  • Dar orientação aos alunos para consultarem materiais de apoio onde poderão encontrar informação pertinente para a correção dos erros.
  • Pedir aos alunos que reescrevam o texto, corrigindo os erros assinalados.


* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.