Ano de escolaridade:
12.º ano
Disciplina/área curricular:
Português Língua Não Materna - nível B1
 
Domínio/Tema:

Escrita

Prova/Ano escolar:
Exame Final Nacional de Português Língua Não Materna (839) | 1.ª Fase de 2025
Palavras-chave:

escrita; opinião

 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova em PDF):

 

 

 

Características do Item
Tipologia:
Item de construção
Formato:
Resposta extensa
Tipo de suportes:
Não se aplica
Nível de complexidade cognitiva:

Nível 3 (superior) – criar

 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
-----
        Grau de dificuldade:
 
-----
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

 

Objetivo do item: Escrever um texto, respeitando o formato e o tema, com recursos linguísticos adequados.

Aprendizagens Essenciais (PLNM | nível B1 – p. 6): Produzir textos a partir de (…) sequências ouvidas ou lidas; Dominar os principais processos de composição discursiva: justificação (…); Dominar mecanismos de coesão temporal.

Áreas de Competência do Perfil do Aluno:

A - Linguagens e textos - As competências associadas a Linguagens e textos implicam que os alunos sejam capazes de dominar capacidades nucleares de compreensão e de expressão nas modalidades oral, escrita, visual e multimodal.

 E - Relacionamento interpessoal – As competências associadas ao Relacionamento interpessoal implicam que os alunos sejam capazes de trabalhar em equipa e usar diferentes meios para comunicar presencialmente […]; interagir com tolerância, empatia e responsabilidade e argumentar, negociar e aceitar diferentes pontos de vista, desenvolvendo novas formas de estar, olhar e participar na sociedade. 

 

 
Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

 

 

 

 
Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item:

 

Na sequência que a seguir se apresenta, a abordagem à escrita parte de uma reflexão sobre uma frase. A partir dessa reflexão, exploram-se aspetos como a organização e a coesão textuais, a ortografia, a sintaxe e a pontuação. Esta sequência deve ser entendida como uma sequência preparatória de uma atividade formativa de escrita.

 Exemplo de sequência de atividade:

→ «Pequenos passos todos os dias levam a grandes resultados.»

  • O professor apresenta à turma a frase “Pequenos passos todos os dias levam a grandes resultados” e pede aos alunos que, oralmente, partilhem as suas ideias sobre o que acham que significa.
  • O professor promove a partilha de ideias sugerindo aos alunos que listem três situações em que pequenas ações sejam importantes (por exemplo: para aprender uma língua, para aprender a tocar um instrumento, para poupar dinheiro). O professor pede aos alunos que escrevam um exemplo de progresso diário para cada situação.
  • O professor sistematiza, registando algumas das ideias partilhadas no quadro.
  • O professor pede, então, aos alunos que escrevam um texto de opinião (com um mínimo de 100 palavras) em que explorem uma ideia, relembrando que o texto deve incluir uma introdução, um desenvolvimento e uma conclusão.
  • A avaliação dos trabalhos é realizada com base nos critérios de avaliação da produção escrita. O professor poderá criar um código de correção, atribuindo símbolos aos diferentes tipos de erros (a nível da morfologia, da sintaxe, da pontuação, da ortografia e da organização e coesão) e devolver os trabalhos aos alunos para que possam analisar o que escreveram e reescrever o seu texto, corrigindo o que foi assinalado pelo professor.

 


* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.