Ano de escolaridade:
12.º ano
Disciplina/área curricular:
Português
 
Domínio/Tema:

Educação Literária e Escrita

Prova/Ano escolar:
Exame Final Nacional de Português (639) | 1.ª Fase de 2022
Palavras-chave:
Os Lusíadas; estratégia argumentativa; análise do discurso; textualização
 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova em PDF):

Grupo I - Parte B

 

 

Características do Item
Tipologia:
Item de construção
Formato:
Resposta restrita
Tipo de suportes:
Excerto de Os Lusíadas
Nível de complexidade cognitiva:
Nível 3 (superior) – interpretar; avaliar estratégias discursivas; analisar criticamente; sintetizar
 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
38,5%
        Grau de dificuldade:
 
Difícil
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

Com este item pretende-se que o aluno explicite a forma como o discurso é organizado para alcançar um determinado efeito. Essa explicitação implica que o aluno interprete o conteúdo do texto, realizando inferências, categorizando informação e avaliando a argumentação desenvolvida. Pretende-se, igualmente, que o aluno produza um discurso bem estruturado e correto do ponto de vista linguístico.

Relação com as Aprendizagens Essenciais (10.º a 12.º anos de escolaridade):

− «Interpretar textos literários portugueses de diferentes autores e géneros, produzidos entre

    os séculos XII e XVI»;

− «Interpretar o sentido global do texto e a intencionalidade comunicativa com base em  

   inferências devidamente justificadas»;

− «Mobilizar para a interpretação textual os conhecimentos adquiridos sobre os elementos   

   constitutivos do texto poético e do texto narrativo»;

− «Reconhecer valores culturais, éticos e estéticos manifestados nos textos»;

− «Redigir com desenvoltura, consistência, adequação e correção […]»;

− Redigir o texto com domínio seguro […] dos mecanismos de coerência e coesão textual».

 

Relação com o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (áreas de competências):

- «Linguagens e textos»;

- «Raciocínio e resolução de problemas»;

- «Pensamento crítico e pensamento criativo»;

- «Sensibilidade estética e artística».

 
Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

Nos itens de resposta restrita, são avaliados aspetos de conteúdo, de estruturação do discurso e de correção linguística.

Os critérios de classificação apresentam-se organizados por parâmetros com os respetivos níveis de desempenho, em que cada nível descreve o grau de qualidade do desempenho do aluno. A cada nível de desempenho corresponde uma dada pontuação.

 

 

Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item:

De modo a que os alunos desenvolvam as capacidades necessárias para responderem corretamente a itens como o apresentado, devem ser promovidas abordagens em que se estabeleçam relações entre o conteúdo textual e a forma como o discurso está organizado.

 

Exemplos de situações de aprendizagem:

  • Produção e apreciação de textos de diferentes géneros/formatos em que os alunos, individualmente ou a pares, experimentem diferentes estratégias discursivas para alcançarem efeitos previamente determinados.

 

  • Identificação de processos, estratégias e recursos utilizados nos textos para alcançar determinados objetivos ou concretizar diferentes intencionalidades comunicativas.

 

  • Análise crítica dos efeitos produzidos por determinadas estratégias discursivas em textos de diferentes géneros/formatos e com finalidades diversas.

 

  • Análise comparativa de estratégias argumentativas utilizadas em diferentes textos com uma mesma finalidade, avaliando a eficácia dessas estratégias e o impacto produzido nos destinatários.

 

  • Categorização dos processos e das estratégias utilizadas ao longo de um texto ou em diferentes textos para concretizar uma mesma finalidade, levando os alunos a assumirem-se como sistematizadores e organizadores do conhecimento.


* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.