Ano de escolaridade:
11.º ano
Disciplina/área curricular:

Geometria Descritiva A

 
Domínio/Tema:

Representação Axonométrica / Forma tridimensional composta | Axonometria Ortogonal

Prova/Ano escolar:

Exame Final Nacional de Geometria Descritiva A (708) | 1.ª fase de 2022

Palavras-chave:

resolução de problema; compreensão de enunciado; interpretação de dados

 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova em PDF):

 

  

 

Características do Item
Tipologia:
Item de construção
Formato:
Resposta restrita
Tipo de suportes:
Não se aplica
Nível de complexidade cognitiva:
Nível 2 (médio) - aplicar; representar
 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
 71,5%
        Grau de dificuldade:
 
Fácil
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

Objetivo do item:

- Representação Axonométrica – Axonometrias ortogonais: isometria, dimetria e trimetria.

- Representação Axonométrica – Representação axonométrica de formas tridimensionais

Aprendizagens Essenciais (11.º ano – p.10 a 13): Representação axonométrica de formas tridimensionais.

Áreas de Competência do Perfil dos Alunos: Raciocínio e resolução de problemas; Saber científico, técnico e tecnológico.

 
Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

Na classificação da resposta são considerados cinco parâmetros:

A – Tradução gráfica dos dados – Interpretação do enunciado do problema.

B – Processo de resolução – Formulação de hipóteses de resposta através de diferentes processos de resolução.

C – Apresentação gráfica da solução.

D – Observância das Convenções gráficas usuais aplicáveis

E – Rigor de execução expressiva dos traçados

-Apresentação do exercício com observância pelas convenções gráficas, com rigor de execução e qualidade expressiva dos traçados.

 
Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item:

Recorrer de forma empírica, mas sistemática, ao sistema de representação em estudo para descrever graficamente uma determinada situação/problema concebida no espaço tridimensional.

Apresentar exercícios resolvidos deste conteúdo.

Interpretar enunciados de problemas e formular hipóteses de resposta através de diferentes processos de resolução.

Utilizar o vocabulário específico da disciplina para verbalizar o raciocínio adotado na resolução dos problemas propostos.

Aplicação dos processos construtivos na representação de formas.

Resolver o exercício proposto por etapas, considerando as aprendizagens anteriores de outros conteúdos da disciplina que contribuem para a resolução e que carecem de revisão.

Formular problemas a partir de situações abordadas em aula, criando enunciados de situações/problema de sua autoria, que constituam desafios estimulantes relacionados com as aprendizagens realizadas.

 


* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.